Administração Trump propõe remover a autoridade da FDA sobre a regulamentação do tabaco

Administração Trump propõe remover a autoridade da FDA sobre a regulamentação do tabaco

()

Na segunda-feira, o governo Trump propôs a criação de uma nova agência federal para regular os produtos de tabaco e remover essa autoridade da Food and Drug Administration (FDA).

A solicitação de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal propõe tornar o Centro de Produtos de Tabaco independente da FDA, com um diretor a ser confirmado pelo Senado.

“Uma nova agência com a missão singular de tabaco e seu impacto na saúde pública teria maior capacidade de responder estrategicamente à crescente complexidade de novos produtos de tabaco”, diz a solicitação de orçamento.

“Além disso, essa reorganização permitiria ao Comissário da FDA se concentrar em sua missão tradicional de garantir a segurança do fornecimento de alimentos e produtos médicos da Nação”, continua.

O FDA regula os produtos de tabaco, incluindo cigarros e cigarros electrónicos, além de medicamentos prescritos e vendidos sem receita, alimentos, suplementos alimentares, vacinas, dispositivos médicos e muito mais.

A nova agência ainda estaria sob a alçada do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. A solicitação de orçamento do presidente é apenas uma proposta e é improvável que seja aprovada no Congresso em sua forma atual. A idéia de remover a autoridade reguladora do tabaco, concedida à FDA em uma lei de 2009 aprovada pelo Congresso, da agência não tem amplo apoio entre os legisladores.

Joe Grogan, chefe do Conselho de Política Doméstica da Casa Branca, lamentou no ano passado aos repórteres que a regulamentação do tabaco era uma “enorme perda de tempo” para a FDA.

“O tabaco não tem qualidades redentoras e não deve ser regulamentado por uma agência de saúde como esta”, disse Grogan no ano passado.

A regulamentação do tabaco é uma “grande distração” para o FDA, acrescentou.

O ex-comissário da FDA Scott Gottlieb recuou na época, twittando que a regulamentação do tabaco é uma das “missões de saúde pública mais importantes da agência”.

“A regulamentação dos produtos de tabaco foi um dos usos mais produtivos do meu tempo como Comissário da FDA”, disse Gottlieb em um tweet.

O FDA reprimiu a indústria de cigarros electrónicos e tabaco no ano passado, proibindo a venda de produtos aromatizados que, segundo eles, está alimentando uma “epidemia” juvenil. Mas os defensores do tabaco argumentaram que o governo Trump não foi longe o suficiente, deixando milhares de produtos no mercado que poderiam atrair as crianças, incluindo cigarros electrónicos descartáveis ​​e de uso único.

Grupos de livre mercado e conservadores também criticaram as ações da FDA, argumentando que a proibição de sabores é prejudicial para adultos que usam cigarros electrónicos para trocar de cigarros tradicionais.

Os defensores do tabaco na segunda-feira alertaram contra a retirada da autoridade de controle do tabaco da FDA.

“Demorou muito tempo para o Centro de Produtos de Tabaco da FDA construir a equipe, conhecimento jurídico e estrutura para fazer o trabalho”, disse Matthew Myers, presidente da Campanha para Crianças Livres de Tabaco.

“Esta proposta é mais uma oferta à indústria do tabaco e do cigarro electrónico de um governo que recentemente ficou do lado da indústria por crianças, deixando milhares de cigarros electrónicos com sabor no mercado”.

Grupos de saúde pública pressionaram o governo a remover imediatamente todos os produtos com sabor de cigarro electrónico do mercado.

Qualquer empresa de cigarros electrónicos que queira vender seus produtos nos EUA após maio deve receber a aprovação do FDA e provar que seus produtos beneficiam a saúde pública.

A percentagem de adolescentes que estão no vaping dobrou nos últimos dois anos, de acordo com uma pesquisa do governo, com 25% dos alunos do ensino médio dizendo que vapearam no mês passado.

Fonte: thehill

Assine a nossa newsletter!

Facebook Comentarios

Achou este post Útil?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média / 5. Contagem de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Como você achou este post útil ...

Siga-nos nas redes sociais!

Gostou? Reserve um segundo para apoiar o vapingfreak no Patreon!
Administração Trump propõe remover a autoridade da FDA sobre a regulamentação do tabaco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *